Quem Somos?

AMPARA Animal
GESTÃO 2018/2021
Presidente: Juliana Camargo
Vice-Presidente: Marcele Becker
Diretora Executiva: Raquel Facuri
Diretora Financeira: Cassiana Oliveira

De acordo com a Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária realizada em 06 de junho de 2018 para a gestão 2018/2021, com início em 01 de julho de 2018 e término em 30 de junho de 2021.

Em atividade desde 2010, A AMPARA Animal nasceu quando as fundadoras Juliana Camargo e Marcele Becker se uniram por amor e respeito aos animais. Juntas sonharam em criar um projeto para mudar a realidade dos animais rejeitados e abandonados do Brasil.

Já em 2011, com a vinda da diretora de marketing Raquel Facuri, esse sonho começou a se materializar. Com os mesmos ideais e amor incondicional àqueles que não têm voz, iniciaram uma luta em prol da desafiadora e negligenciada causa
Em 2013, recebeu a certificação de OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, comprovando sua seriedade e transparência administrativa.

Em 2015 se tornou a instituição que mais ajuda animais no país, ao se tornar uma “ONG mãe” que ampara mais de 450 abrigos cadastrados em nível nacional, que são auxiliados em um sistema de rodízio com ração, medicamentos, vacinas, atendimento veterinário, eventos de adoção e projetos de conscientização. Os parceiros da instituição auxiliam diretamente e mensalmente cerca de 10 mil animais. São oito anos de trabalho, realizações e grandes conquistas, e é empreendendo socialmente que a AMPARA atua de forma preventiva com seus três principais pilares: adoção, castração e, principalmente, a conscientização, através de projetos educativos voltados para o público infantil e adulto.

Gerenciando o maior programa de adoção do país, o “Adotar é Tudo de Bom” que se encontra em 11 estados brasileiros e desenvolvendo grandes campanhas como a “Somos todos Vira-Latas”, a organização é responsável por desmistificar preconceitos e esclarecer prejulgamentos, valorizando a imagem da causa animal e mudando a forma como as pessoas a enxergam.

Em 2016, uma nova frente da entidade foi criada, a AMPARA Silvestre, com foco em conservação ao reabilitar animais que possam ser devolvidos à natureza e também oferecer bem-estar aos animais condenados ao cativeiro. Com cinco exposições à mostra atualmente, que circulam por todo o país e já atingiram mais de um milhão de pessoas, a AMPARA acredita que a união de forças entre primeiro, segundo e terceiro setores é o caminho para minimizar e até solucionar o problema em sua raiz.

Em 9 anos:

  • Mais de 1,6 milhão de quilos de ração distribuídos
  • Mais de 155 mil vacinas
  • Mais de 350 mil animais medicados
  • Mais de 4.600 animais castrados
  • Mais de 12.000 animais adotados

Por que a AMPARA não tem abrigo?

A AMPARA Animal para poder agir de forma mais ampla e atuar na raiz do problema, optou por não ter um abrigo próprio. Nos posicionamos como uma “ONG mãe” que capta recursos de grandes empresas e distribui em sistema de rodízio, entre ONGs e protetores cadastrados.

A ideia é nos profissionalizarmos cada vez mais para que nossas parcerias aumentem e mais animais possam receber auxilio.

O que é uma OSCIP?

OSCIP ou Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, é um título concedido pelo Ministério da Justiça do Brasil apenas à ONGs sérias e de extrema transparência administrativa. Esse título permite que empresas privadas contribuam com a ONG e parte do valor das suas doações seja descontada do Imposto de Renda.