Ampara Animais Silvestres - Melhores ONGs

Blog

Projeto de lei 345/2019 – Direito e Proteção nas Escolas

Sabemos que, para melhorar a vida dos animais, precisamos mudar o comportamento humano, e nada melhor do que começar pelas crianças.

Este Projeto de Lei, de autoria do Dep. Delegado Bruno Lima, visa – como descrito em seu Artigo 1º – incluir os conteúdos de Direito e Proteção Animal nos programas curriculares das escolas públicas estaduais, norteados pelo respeito ao meio-ambiente, à fauna, à flora e à biodiversidade.

Estes conteúdos estão vinculados à chamada “educação humanitária”, e sabemos que a sua inclusão se torna uma importante ferramenta para melhorar a valorização do respeito e da compaixão para com os animais, pessoas e meio ambiente. Através desta educação, podemos transformar as gerações futuras, tornando seres humanos mais empáticos e responsáveis.

Abordar temas como proteção do meio ambiente, proteção dos animais, senciência, bem-estar animal, direitos dos animais, necessidades físicas e psicológicas das espécies, adoção de animais, entre outros, é de extrema importância no contexto atual, onde temos visto cada vez mais casos de maus-tratos, negligência e abandono de animais.

Cidades que investiram na inclusão destes temas na educação de crianças e adolescentes viram diferenças reais, a curto, médio e longo prazo nos índices de abandono, nos casos de abuso e maus-tratos, e também viram melhoras na consciência e respeito ao meio ambiente.

As crianças assimilam muito bem informações e os exemplos que recebem ao longo de sua formação ficam marcados para sempre. A criança que conhece as necessidades dos animais e aprendem a respeitá-los, se tornam mais empáticas com outras pessoas e com outras crianças. Esse tipo de educação também fortalece as percepções e as atitudes de respeito em relação àquilo que é diferente, ou seja, fortalece o respeito a todas as formas de vida.

Parabenizamos a iniciativa do Deputado Bruno Lima, que enxergou na educação a melhor ferramenta para uma transformação efetiva e sustentável em prol de melhoramos a vida dos animais e a nossa relação com eles.

Esperamos que este PL seja aprovado e sancionado, e que sirva de exemplo para outros estados e cidades brasileiras.

Texto: Rosangela Gebara – Veterinária e Gerente de Projetos da AMPARA Animal.