Blog

Por que seu cachorro uiva?
By: Amanda
Tags:,
jul 6, 2018
Por Tatiana Beserra

Uivar é uma forma de comunicação para os cachorros. Essa comunicação vem desde o início, herdado pelo seus ancestrais lobos, e possui diversos significados.

O ato de uivar pode expressar algum desconforto físico, contentamento ou tédio. Além disso, o uivo auxilia na comunicação com fêmeas que estejam no cio próximo a ele e dessa forma, conseguir chamar a atenção dela.

Diferente do latido, o uivo pode ser longo, podendo ser ouvido a quilômetros de distância, o que auxiliava na localização de um lobo que se perdeu do grupo. O uivo canino serve para chamar os que estão a sua volta para retornar para casa, incluindo seus donos, se estiverem longe.

Uivar também serve para demarcar um território, defender o grupo ou mostrar que aquele local já tem dono, caso outros cães entrem em seu território. E ao menor sinal de perigo, os cães uivam para alertar sobre alguma ameaça.

Quando você sai por muito tempo, o cachorro uiva de tristeza, pois está se sentindo sozinho e abandonado. Caso ele uive muito, procure um veterinário, pois ele pode sofrer da síndrome de ansiedade de separação. Para isso, contrate um passeador de cães (dog walker), que ajudará o seu cachorro a se distrair e brincar no período em que você não estiver na companhia dele.

Caso tenha alguma cadela no cio, seu cão uivará para chamar a atenção dela. Deixe-o em algum local onde não bata vento e que seja isolado para que ele não fique tão agitado e uivando sem parar para evitar problemas com seus vizinhos.

Observe seu cão, caso ele seja muito quieto e de repente, começou a uivar sem parar. Isso poderá ser um sinal de que algo não está bem com ele. Procure ajuda o mais rápido possível. Mas, caso contrário, uivar também poderá ser um sinal de alegria e contentamento do seu cãozinho, como os humanos, que quando estão felizes, saem por aí cantando sem parar!