Blog

Por que adotar um cão vira-lata?
jun 27, 2018
Por Bruno Avila

Cães sem raça definida ou vira-latas são animais únicos. Eles têm o mesmo charme de cães de raça pura. Fazer distinções entre ‘cães de raça’ e ‘vira-latas’ faz com que milhares de animais fiquem desabrigados. Da mesma forma, não podemos difamar os cães com pedigree, ou seja, devemos simplesmente ter a mesma consideração por todos os cachorros.

Eles enchem as casas com amor, tornam-se membros da família e a sua fidelidade é incontestável. “O cão é o melhor amigo do homem”. Nunca uma frase tão banal foi tão verdadeira. E o mais importante: o amor que os cães proporcionam não depende de raça, tampouco de pedigree.

É por isso que pretendemos aumentar a conscientização sobre o número de cães sem raça definida que se encontram em canis e abrigos espalhados por todo país.

Estas são algumas das razões pelas quais adotar um cãozinho vira-lata fará você feliz:

Fruto da seleção natural. Cães sem raça vêm de uma cadeia genética que os tornam diferentes. Eles enfrentaram adversidades que os levaram a desenvolver uma maior capacidade de sobrevivência e comportamento diferente em relação aos cães de raça. Isso significa que eles são mais fáceis de treinar e criarão vínculos profundos com você.

Mais saudável. Os cães sem raça definida são mais saudáveis ​​e isso não é uma lenda urbana. Se você optar por um cão vira-lata, é muito provável que você só tenha que entrar no veterinário para lhe dar vacinas e os cuidados habituais. Além disso, normalmente eles têm uma vida mais longa. 

Muito carinhoso. É verdade que os cães transmitem milhares de sentimentos positivos, mas no caso dos cães vira-latas isso vai além. Esses animais têm uma grande capacidade afetiva, além de serem muito gratos a quem os resgatou e cuidou deles.

Eles são cachorros. Embora pareça absurdo, é a primeira coisa que devemos considerar. Não há cães de primeira ou segunda classe. Cães sem raça definida são cães, assim como cães de raça.

Inigualável. Não haverá um cachorro como o seu ‘vira-lata’, cada um deles é único e original. Os cachorros sem raça definida são exclusivos, você não encontrará dois exatamente iguais.

Além de sua escolha, o importante é que, seja ele de raça ou não, o animal deverá ter uma vida plena recebendo atenção, amor e os cuidados necessários. O pedigree não deve ser um peso na sua decisão, basta desejar ter um novo amigo ou membro da família (de preferência um cão vira-lata adotado em um abrigo ou canil).