Ampara Animais Silvestres - Melhores ONGs

Blog

Pet e verão: cuidados para manter seus peludos hidratados

Estamos no verão, a estação mais quente do ano, onde as temperaturas superam os 30 graus. Diferente dos seres humanos, os animais transpiram de outra maneira e, por isso, devemos ficar atentos e tomar alguns cuidados com a saúde dos nossos pets.

Cães e gatos possuem pouquíssimas glândulas sudoríparas, e a maior parte delas fica localizada nos coxins, que são aquelas almofadinhas nas patinhas.

Separamos 5 dicas para que você e seu amiguinho possam curtir o verão de maneira segura e saudável!

 

  • PASSEIO

Se for sair com seu pet, faça passeios em horários mais frescos, no início da manhã ou final da tarde. E sempre fique atento à temperatura do asfalto ou da areia, para não queimar as patinhas do animalzinho.

 

  • TRANSPIRAÇÃO

Eles não transpiram através da pele, portanto verifique se estão cansados ou ofegantes. A língua é um excelente sinalizador.

 

  • ÁGUA

Ofereça muita água para seu amigo! Durante os passeios, faça pausas para que ele se hidrate com frequência e mantenha sua casa com uma boa oferta de água fresca à disposição.

 

  • BANHO

Banhos em excesso podem fazer mal e causar infecções por fungos na pele. É necessário um espaçamento de pelo menos 15 dias entre um banho e outro, consulte sempre um veterinário.

 

  • CARRO

Jamais, em hipótese alguma, deixe o seu animal sozinho dentro do carro – nem com a janela aberta! No calor, o veículo esquenta rapidamente fazendo com que ele sofra um alto aumento de temperatura corporal e venha a óbito.