Blog

Os perigos do anticoncepcional em animais domésticos
By: Amanda
Tags:,
out 15, 2018

Por Tatiana Beserra

O uso de anticoncepcionais já é conhecido por todos como um método seguro de prevenção da gravidez. Porém, existem estudos que informam que o uso de anticoncepcional pode ser prejudicial à nossa saúde. E quanto aos animais? Você já se perguntou se o anticoncepcional de uso veterinário faz bem para a saúde deles? 

A resposta é NÃO. O uso de contraceptivos em comprimidos ou injeções são perigosos e colocam em risco a vida dos animais. É claro que o controle de natalidade dos animais nos preocupa e é de grande importância, pois muitos animais são abandonados e sofrem nas ruas.

Para evitar essa situação, muitos tutores adotam uma solução mais barata e prática, comprando anticoncepcionais de uso veterinário e aplicando em seus animais. Porém, muitos deles não sabem as consequências que o uso desse tipo de medicação poderá ocasionar em seu pet. Entre as doenças associadas ao uso de anticoncepcionais estão infecções urinárias, hiperplasia mamária (que é o aumento excessivo dos tecidos da mama), tumores de ovários, aumento dos ossos, diabetes mellitus e câncer.

Quando existe a infecção de útero, conhecida como piometra, o tratamento é a retirada do órgão de forma emergencial para evitar a infecção generalizada. Existe ainda o risco em cadelas e gatas prenhes que recebem o método preventivo, pois os fetos podem morrer dentro de suas barrigas, correndo o risco de ficarem presos no canal do útero, causando infecção e colocando em risco a vida delas.

Por mais que muitas pessoas achem o contrário, a melhor forma de prevenção de gravidez dos animais ainda é a castração. Além de ser a solução mais segura e eficaz, a castração evita problemas como os que mencionamos acima. Os benefícios da castração superam os riscos do uso de anticoncepcional e a saúde do seu animal será preservada.

Aposte na castração – é a única maneira de evitar dor, sofrimento e abandono animal, além de diversos problemas de saúde.