A CNN Brasil noticiou nesta quinta-feira que um estudo da Oxford Brookes University afirma que turistas tirando fotos e selfies com gorilas-das-montanhas na África Oriental podem estar colocando os primatas em risco de serem infectados pela Covid-19. Essa subespécie está ameaçada de extinção.
“A genética deles é tão parecida com a nossa que eles podem pegar quase tudo o que a gente pega”, afirmaram os pesquisadores.
Já não é de hoje que a interação entre humanos e animais silvestres, promovida pelo turismo, está extrapolando os limites do bom-senso. Desde a popularização das chamadas “selfies”, o que um dia já foi um turismo saudável, de observação, tornou-se um mercado cruel e abusivo, que chamamos de turismo de exploração, desenvolvido para satisfazer a vaidade do ser humano de se expor nas redes sociais às custas dos animais.
Foi-se o tempo em que as pessoas se contentavam em apreciar a natureza em sua melhor forma: livre! Ninguém está mais disposto a se surpreender com o natural. Vivemos uma realidade capitalista e imediatista. O turista financia sua vaidade no tempo, na hora e na pose que lhe convém. E quem “paga” por isso? Pois é… Animais são encarcerados, dopados, tirados de suas mães ainda bebês e escravizados, tudo para satisfazer os caprichos humanos.
A organização World Animal Protection promove há anos o movimento #SelfieSemCrueldade, onde alerta o público sobre o sofrimento e o impacto negativo que essas fotos causam em milhares de animais.
Segundo a organização, muitos dos animais com os quais os turistas tiram fotos são roubados da natureza e depois aprisionados em locais sujos e apertados. Passados de mão em mão entre os turistas, eles sofrem com estresse, doenças, lesões e até mesmo morte prematura.
Se você é contra esse tipo de conduta e está em dúvida ao participar de algum passeio ou atração envolvendo animais, a WAP desenvolveu uma breve cartilha para ajudá-lo:
NÃO TIRAR uma selfie com um animal silvestre se:
- ele estiver sendo segurado, abraçado ou contido
- estiverem oferecendo comida a ele
- você correr risco de se machucar
TIRAR uma selfie com um animal silvestre somente se:
- você puder manter uma distância segura dele
- ele estiver em seu habitat natural
- ele estiver livre para se movimentar, não preso