Ampara Animais Silvestres - Melhores ONGs

Blog

HORA DO SACHÊ: Os benefícios da ração úmida na dieta do seu gatinho

Quem tem um bichano em casa sabe que, em geral, eles adoram o famoso sachê. Mas você sabia que esse alimento, muitas vezes encarado com petisco, tem uma importante função na dieta dos gatos?

Os gatos são animais propensos a desenvolver doenças renais e no trato urinário. Em muitos casos, isso se deve ao fato de tomarem pouca água. Um dos grandes incentivos para os gatinhos se hidratem com mas frequência são as fontes com a água corrente.

Com variações de 60 a 90% de água na composição, as rações úmidas (ou sachês) ajudam na prevenção de doenças nos rins e fígados dos felinos. Além da textura e do aroma, mais atraentes do que a ração seca, a quantidade de proteína e água contribuem para a saciedade do animal.

Mas fique atento: diferente da ração seca, que pode ficar exposta por mais tempo no ambiente, a ração úmida deve ser consumida imediatamente após sua abertura. E, caso o gatinho não coma toda a quantidade servida, é necessário jogar fora os restos do alimento. Observe o apetite do seu gato para servir somente a quantidade necessária. Se ingerida após muitas horas, a ração úmida oxida e pode trazer problemas gastrointestinais para seu animal.

Você pode servir as duas opções de alimentação, seca e úmida, mas nunca no mesmo prato. Procure balancear e analisar o comportamento, apetite e peso do seu gato. Em caso de dúvidas, sempre consulte um veterinário.