Ampara Animais Silvestres - Melhores ONGs

Blog

GATO PRETO? AZAR É NAO TER UM!

Seja por estética ou por preconceito, os gatos pretos à espera de um lar, geralmente, levam muito mais tempo na fila da adoção. No caso das ninhadas, por exemplo, os filhotes pretinhos são sempre os últimos a serem escolhidos.

Que nunca ouviu a lenda de que “gato preto dá azar”? Por conta dessa mística, formou-se um enorme preconceito cultural em torno desses animais e por isso é tão importante o trabalho de sensibilização e conscientização.

Trata-se de uma crença cultural muito antiga, que teve início na Era Medieval, o que expõe o animal não só a superstições, mas, também, ao processo de rituais macabros. Por conta desse preconceito, muitos gatos pretos sofrem violência nas ruas.

Para evitar que o animal seja vítima de maus tratos, sofrimento e abandono, é recomendado evitar a doação de gatinhos pretos no período do dia das bruxas, “sextas-feiras 13”, além de outras festividades religiosas com sacrifício animal.

E para aqueles que já tem um gatinho preto em casa, é importante reforçar a segurança do animal e não deixar que eles acessem às ruas nos dias próximos a essas datas comemorativas. Neste período, são inúmeros os casos de denúncias de gatos pretos selecionados para rituais. É importante manter o trabalho de conscientização, sensibilizando as pessoas para que protejam e cuidem dos animais que encontrarem nas ruas.

 A AMPARA Animal tem um processo muito mais criteriosos e cautelosos no mês de outubro. E na data da festividade, assim como nos dias que antecedem o ‘Halloween’ (31 de outubro), não doamos gatinhos pretos. Assim, evitamos expor o gato a qualquer tipo de risco. Quem realmente está interessado no animalzinho, espera. Nosso processo de adoção é bastante cuidadoso, desde a triagem até a entrega do gatinho em seu lar definitivo.

Para combater esse estigma, várias organizações, assim como a AMPARA Animal, divulgam em suas redes imagens de gatinhos pretos com suas famílias humanas, como forma de celebração, destacando suas qualidades e promovendo o respeito e o carinho por esses bichanos.

Se olharmos para a história do Egito, onde os gatos são sagrados e considerados deuses, grandes esfinges tinham seus corpos esculpidos em formato felino. Os gatos ajudavam os egípcios a combater os ratos que destruíam as plantações da região e, por isso, eram adorados. Bastet, a deusa da fertilidade, é representada como uma gata preta.

Quem sabe um dia, ao invés de desviar dos gatos pretos na rua, as pessoas não passam a saudá-los, não é mesmo?

=)

Para denunciar maus tratos:

Caso você presencie uma situação em que o gato está em perigo, é possível fazer uma denúncia ao IBAMA (0800 61 80 80), Disque Ambiente (0800 11 35 60), Disque Denúncia (181) ou Polícia Militar (190).

Maus tratos de animais é considerado crime, com a possibilidade de detenção de três meses a um ano, além de multa. Vale para abandono, ferimento, mutilação ou homicídio.