Ampara Animais Silvestres - Melhores ONGs

Blog

Dicas de viagem com seu AUmigo e MIAUmigo

Antes de viajar com seu animalzinho no carro, fique atento a algumas dicas para assegurar o bem-estar dele e de todos durante a viagem!

 

  • Avaliar se o seu animal sofre muito em viagens de carro, se enjoa e/ou passa mal. Para isso, converse com seu veterinário. Existem medicamentos que podem prevenir o enjoo por movimento e que podem acalmá-lo. Tente acostumá-los previamente ao movimento do veículo, com passeios curtos de carro. Comece com pequenas voltas no quarteirão e depois vá aumentando o percurso gradativamente.

 

  • Procure não dar ração ou qualquer tipo de alimento ao cão pelo menos nas quatro horas antes do percurso e para os gatos pelos menos duas horas antes. Evite dar água nos 30 minutos anteriores a entrar no carro.

 

  • Sempre transporte o animal no banco de trás, em caixas de transporte (forradas com tapetinho higiênico) de tamanho adequado ou, no caso dos cães, presos a peitorais e cintos de segurança (produtos específicos para cães, vendidos em pet shops) e sempre peça orientação ao seu veterinário sobre o produto mais seguro.

 

  • Nunca deixe o seu cão sozinho no carro nas paradas na estrada: os cães podem ter hipertermia (heat stroke) e até morrerem quando deixados dentro do carro estacionado ao sol (a temperatura interna pode chegar a 70oC em poucos minutos) ou mesmo na sombra, se o dia estiver quente e os vidros fechados, a temperatura também pode aumentar. Os animais podem desmaiar e morrer em apenas 15 minutos!

 

  • Leve sempre água fresca e bebedouros e tente parar a cada 3 horas no máximo para o animal urinar, defecar, tomar água e se locomover um pouco. Isso ajuda na hidratação, e melhora a ansiedade de estar preso dentro de um carro por muitas horas.

 

  • Apesar deles gostarem muito, não deixe seu animal colocar a cabeça para fora da janela. Além de ser perigoso, isso pode causar problemas na córneas e nos ouvidos, além de gerar multas de trânsito para você.

 

Texto: Rosangela Gebara – Veterinária e Gerente de Projetos da AMPARA Animal