Ampara Animais Silvestres - Melhores ONGs

Blog

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos
jan 10, 2021

Você sabia que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo?

No dia em que celebramos a conscientização e o controle da poluição por agrotóxicos, trazemos uma triste constatação: nosso país importa, anualmente, mais de 10 mil toneladas de substâncias tóxicas para uso na agricultura.

Segundo ambientalistas, o uso indiscriminado desses pesticidas, que são proibidos na Europa, já tirou a vida de muitos de brasileiros na última década e vem causando enorme impacto e desequilíbrio em nossa fauna.

Em 2020, durante o período de quarentena, o governo federal aprovou centenas de novos agrotóxicos, muitos deles relacionados a casos de câncer e problemas de desenvolvimento.

As consequências à nossa saúde e ao meio ambiente são assustadoras. Estudos indicam que cada brasileiro consome, em média, 5 litros de agrotóxicos por ano.

Com a contaminação do solo e da água, já temos um impacto significante no comportamento e no número de abelhas polinizadoras, que são responsáveis pelo equilíbrio da nossa fauna. Além disso, a contaminação vem destruindo o habitat de diversas espécies pássaros.

O Estado de Santa Catarina, maior exportar de mel – com 99% de sua produção certificada como orgânica -, sofreu recentemente com a morte de 50 milhões de abelhas envenenadas por agrotóxicos. A investigação revelou que os mesmos pesticidas que provocam a morte e a extinção de diversas espécies de abelhas no mundo também podem estar mudando seu comportamento e as deixando viciadas.

A substância responsável pela morte das abelhas no Brasil já foi proibida em países como Argentina, Vietnã e África do Sul.

No Brasil, a lavoura que mais usa agrotóxicos por hectare é a do algodão, que tem sua semente utilizada na produção de ração para gatos e outros animais. Outras produções bastantes contaminadas pelas substâncias tóxicas são as de tomate, milho, morango, soja e hortaliças.