Blog

Deixe a casa limpa e cheirosa mesmo com pets
By: Amanda
fev 20, 2019
Por Tatiana Beserra

Quem tem pets em casa sabe que deixá-la limpa e organizada é uma tarefa diária. Pelos, marcas de patas pela casa, manchas de urina em local inapropriados podem ser frequentes nas casas de tutores.

Muitos acham que os pets são mal educados e em alguns casos acabam “se livrando” de seus animaizinhos por acharem que eles nunca poderão aprender a fazer suas necessidades em um local apropriado. O que os tutores precisam entender é que os animais não têm a mesma percepção de limpeza que os humanos e por isso não têm noção que suas patinhas sujas de terra podem sujar a casa.

Alguns produtos de limpeza podem ser bem perigosos para os pets. Veja algumas dicas para manter a casa limpa e cheirosa sem prejudicar a saúde dos seus pets.

 

  • Receita caseira para eliminar o odor dentro de casa

 

Mesmo realizando a limpeza dentro de casa, às vezes ela pode permanecer com um cheiro predominante do animal. Muitas vezes você não sente o cheiro, pois já está acostumado, mas ele pode incomodar visitantes.

Para evitar isso, você pode fazer a higiene da casa com uma solução prática e eficiente, além de deixar um cheirinho muito bom. Veja a receita:

– 1 litro de água;

– ¼ copo de água;

– 1 colher de sopa de bicarbonato;

– ½ copo de vinagre branco;

– 1 colher de amaciante.

Coloque a mistura em um borrifador ou em uma garrafa e aplique nos locais onde o cheiro está predominante. Caso queira manter o cheirinho agradável em todos os ambientes da casa, coloque a mistura em frascos para aromatizantes.

Para realizar a limpeza nos locais onde o pet urinou, limpe primeiro com pano ou papel toalha para retirar o excesso do líquido. Depois, borrife a misturinha para eliminar o cheiro forte.

 

  • Evite aplicar água sanitária e cloro na casa

 

Cada elemento tem sua composição que pode fazer mal tanto para nós, humanos, como para os pets. O cloro e a água sanitária podem causar dermatite de contato ou queimaduras sérias nas almofadinhas das patas dos gatos e cachorros. Evite ao máximo.

 

  • Excesso de pelos aumentam os ácaros

 

Associados ao pó costumeiro que toda casa acumula, os pelos podem causar problemas alérgicos para os tutores e para os pets, principalmente os mais idosos. Uma dica muito importante é manter os pets tosados e bem escovados para reduzir a queda de pelos pela casa.

 

  • Roupas de cama e utensílios

 

Se você permite que os pets fiquem nas camas, é importante fazer a troca de lençóis, cobertores e fronhas pelo menos duas vezes por semana. Caso ele tenha uma caminha, realize a higienização na mesma frequência. Os brinquedos, bebedouros e comedouros dos cães e gatos devem ser higienizados todos os dias.

Lembre-se que os produtos de limpeza e de higiene devem ficar fora do alcance dos animais.

 

  • Deixe o local arejado

 

Não adianta fazer a limpeza do ambiente se o mesmo ficar fechado o tempo todo. É aconselhável manter a casa arejada, com as portas e janelas abertas para que haja circulação de ar.

 

  • Higiene da caixa de areia

 

Faça a higiene da caixa de areia do seu gato todos os dias. Se possível, troque a areia todos os dias, para manter a limpeza do ambiente sem mau cheiro.

Seguindo essas dicas, sua casa ficará limpa e cheirosa todos os dias, sem precisar tirar o conforto dos seus pets!