Ampara Animais Silvestres - Melhores ONGs

Blog

Campanha Outubro Rosa Pet Agener União Saúde Animal : Uma prova de amor pelo seu pet

A AGENER UNIÃO SAÚDE ANIMAL faz pelo quinto ano a Campanha Outubro Rosa Pet, pela prevenção e cuidados precoces dos tumores mamários em gatas e cadelas, nesse mês de Outubro a Live Agener (@agener.oficial) contou com a presença da Profa. Denise Fantoni, docente das disciplinas de anestesiologia e controle da dor, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, e do Médico Veterinário Rodrigo Ubukata, especialista em oncologia pela ABROVET, os quais conversaram sobre a prevenção, o tratamento do câncer e a importância do controle da dor nestes pacientes.

Pacientes com câncer sentem dor?

Sim! Em estudo realizados com pacientes humanos com câncer, verificou-se que 40 % dos
pacientes na fase inicial da doença apresentam dor, enquanto 80% dos pacientes na fase
avançada. A experiência da dor em animais é considerada semelhante a dor que nós humanos sentimos, entretanto a expressão é diferente. É fácil imaginarmos que exista a dor em animais com grandes tumores, onde há a distensão da pele, compressão de estruturas vizinhas ou quando há lesões / feridas na pele (tumores ulcerados), entretanto há diversos tumores como os linfomas e as leucemias em que os pacientes apresentam dor em diferentes intensidades. O procedimento cirúrgico, a radioterapia e até a quimioterapia também causam dor e devemos ficar atentos as mudanças comportamentais destes pacientes para auxiliar na identificação da dor.

Como devemos tratar a dor nos animais com câncer?

A dor é individual e portanto deve ser tratada de acordo com cada paciente, não podemos
padronizar as medicações e as doses. Cada animal responderá de forma diferente as diferentes medicações analgésicas. Em cada consulta, o Médico Veterinário avaliará a dor e fará o ajuste das medicações e doses de acordo com a evolução da doença.
Nos casos em que a cura do câncer não é possível, o controle da dor é fundamental para manter a qualidade de vida destes pacientes.

O Médico Veterinário é o único profissional apto a identificar e tratar os animais com dor.