Blog

Abandono de animais aumenta no final do ano
dez 18, 2018
Por Tatiana Beserra

Todo final de ano é corrido e muita gente se esquece de incluir o pet nas festas e viagens planejadas. Pior ainda, uma grande parcela de tutores decide simplesmente abandonar o cãozinho ou gatinho para viajar “tranquilo”. 

Abandono é crime!

A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 30 milhões de animais são abandonados no Brasil. O abandono de animais é crime e quem descumprir a lei pode sofrer penalidades previstas na legislação.

Fora o horror que o próprio abandono representa, ele causa uma série de problemas para o animal. As doenças aparecem e o risco de acidentes aumenta demais. O risco de morte é sempre iminente para animais de rua.

Alguns usam o final de ano como pretexto para abandonar os animais nas ruas ou deixar em casas desocupadas, em caso de mudanças de imóvel. Já outros fazem coisas piores como assassinato desses animais indefesos!

Lembre-se: animais não são brinquedos! Eles não são descartáveis e não desligam quando você se cansa deles. Eles crescem e para tutores irresponsáveis, deixam de ser fofos.

O amor permanece depois do abandono

Os pets possuem um amor incondicional pela família que cuida dele. Esse amor não acaba com o abandono. Mesmo abandonado, o cão ou gato, ao reencontrar seu “dono”, o recebe com o maior carinho, como se ele tivesse dado uma volta e retornado para casa. Existe amor maior que esse???

Adotar é uma responsabilidade

Independente do seu final de ano, lembre-se que seu pet faz parte da sua família e merece respeito, amor e carinho.

Quando você decide adotar um cão ou gato, você está firmando um compromisso com ele, o que torna o bem-estar desse pet sua responsabilidade.

Vai viajar? É perto? É permitido levar animais? Se sim, leve-os! Dê preferência a locais pet friendly, que aceitam animais em hospedagem. Não quer ou não pode levá-los em sua viagem? Não abandone! Escolha deixá-los com um amigo, familiar, ou em um hotelzinho. Há diversas opções com valores e comodidades para todos os bolsos.

Abandonar não é uma opção válida quando se decide adotar um amigo. Ah, mais uma dica extremamente importante para essa época do ano: Não dê animais de estimação como presentes de Natal. Eles não são brinquedos e merecem respeito!