x

Informações Úteis

Infelizmente, os abrigos e protetores de animais estão lotados. A melhor opção é recolher o animal de rua e optar por uma das duas alternativas:

1º – você pode adotar este animal. Leve-o ao veterinário, vermifugue, vacine, castre, se informe a respeito dos cuidados necessários para a guarda responsável e parabéns por este enorme ato de amor.

2º – você pode procurar um lar para este animal. O primeiro passo é procurar aliados, como amigos, parentes ou conhecidos que se sensibilizem com a situação e que estejam dispostos a ajudar com recursos financeiros, lar provisório, transporte, acesso à internet, etc. Você pode encontrar aqui, uma lista de veterinários e atendimento acessível.

Alguns hospitais veterinários realizam atendimento e castração mais baratos. Clique aqui e confira a lista completa.

Além disso, se você for de São Paulo, o CCZ em parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo, oferece desde 2001, 10 castrações gratuitas por CPF. Para se inscrever, é só ir até um dos postos de cadastramento com RG, CPF e Comprovante de Residência em um dos endereços:

Postos de Cadastramento
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
R. Santa Eulália nº 86 – Santana (Próximo Metrô Carandiru)
Atendimento: Segunda a sábado, exceto feriados, das 8h às 18h – Tel.:3397-8900

Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS)
SUVIS Butantã
Rua Caxingui, 656/658
Segunda a sexta, das 9h às 15h

SUVIS Cidade Ademar/Sto Amaro
Rua Maria Cuofono Salzano, 185
Segunda a sexta, das 9h às 15h

SUVIS Cidade Tiradentes
Estrada do Iguatemi, 2751
Segunda a sexta, das 9h às 15h

SUVIS Ermelino Matarazzo
Av. São Miguel, 5977
Segunda a sexta, das 9h às 15h
SUVIS Freguesia do Ó
Rua Chico de Paula, 238
Segunda a sexta, das 8h às 15h

SUVIS Guaianases
Rua Francisco Pinheiro, 179
Segunda a sexta, das 8h às 15h

SUVIS Mooca/Aricanduva
Rua dos Trilhos, 869
Segunda a sexta, das 9h às 15h

SUVIS Parelheiros
Rua Cristina Schunck Klein, 23
Segunda a sexta, das 10h às 15h

SUVIS São Mateus
Av. Ragueb Chofhi, 1400
Segunda a sexta, das 9h às 15h

SUVIS São Miguel
Rua José Pereira Cardoso, 193
Segunda a sexta, das 9h às 15h

Infelizmente casos de maus – tratos são mais comuns do que imaginamos. Abandono, manter o animal preso a correntes, não fornecer alimentação e água adequados, deixar o animal em lugar impróprio ou anti-higiênico, envenenamento, agressão física e negligência de atendimento veterinário são exemplos.

Maus-tratos contra animais é crime, cujo autor está sujeito às penas da lei, com detenção de 3 meses a 1 ano e multa (art. 32 da Lei 9605/98). Qualquer pessoa pode denunciar de forma anônima. Reúna provas, testemunhas e siga os passos:

Animais domésticos:
Faça um B.O. Ele pode ser feito pela internet no site www.seguranca.sp.gov.br, na delegacia mais próxima da sua casa e também no Grupo Especial de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente, que fica no centro de São Paulo.

Animais Silvestres:
Polícia Militar Ambiental: denuncie crimes como caça, pesca ilegal, tráfico e venda de animais silvestres: www.ambiente.sp.gov.br. Ligue para a prefeitura da cidade de São Paulo, pelo telefone: 156, ou para o IBAMA no número: 0800 61 80 80.

[/toggle]
[/toggles]

Faça o download do nosso material: